Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide

Benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
22/02/2024

Condições benignas da tireoide podem ser tratadas com ablação por radiofrequência, um procedimento minimamente invasivo e muito efetivo

A ablação por radiofrequência (RF) é uma técnica que tem sido bastante utilizada por médicos especializados em doenças da cabeça e pescoço como forma de tratar e reduzir o tamanho de nódulos benignos da tireoide, sejam eles sólidos ou mistos (sólido-císticos).

Assim, diversos são os benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide, sendo um deles o fato de ser uma abordagem minimamente invasiva e que pode ser realizada em nível ambulatorial apenas com anestesia local, sem necessidade de internação ou observação hospitalar.

Realize conosco a ablação por radiofrequência e tenha todos os benefícios do procedimento!

CONTATO

Como é feita a ablação por radiofrequência de tireoide?

A RF da tireoide é um procedimento que pode ser realizado em consultório médico ou clínica, sem a necessidade de internação, anestesia geral ou sala cirúrgica. Essa abordagem consiste na inserção de um eletrodo de radiofrequência na região cervical (onde se localiza a glândula tireoide) guiada por ultrassom.

Isso quer dizer que um dos grandes benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide é que o paciente fica acordado e consciente durante todo o processo, o que colabora também para uma rápida recuperação. Além disso, como o eletrodo pode ser totalmente visualizado pelo ultrassom, reduz-se consideravelmente o risco de lesão de esôfago ou da inervação local.

Principais benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide

Devido aos inúmeros benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide, essa técnica de tratamento dos nódulos tireoidianos tem sido cada vez mais realizada em pacientes de todas as idades, seja para nodulações sólidas ou mistas.

Veja, a seguir, alguns dos benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide.

Procedimento pouco invasivo

Visto que o tratamento com a RF não demanda a incisão da pele e estruturas cervicais, esse procedimento é considerado pouco ou minimamente invasivo, o que reduz os riscos de complicação durante e após o tratamento.

Boa recuperação

Por ser um procedimento pouco invasivo, um dos mais importantes benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide é que o paciente tem uma recuperação rápida e confortável. Além disso, reduz-se os riscos de infecção de ferida operatória e outras complicações inerentes à cirurgia aberta.

Tratamento efetivo para nódulos hiperfuncionantes

Estudos que acompanham a evolução de pacientes após o tratamento com essa técnica têm demonstrado que um dos benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide é o tratamento do nódulo hiperfuncionante, levando ao controle do hipertireoidismo por procedimentos minimamente invasivos.

Realize conosco a ablação por radiofrequência e tenha todos os benefícios do procedimento!

CONTATO

Redução dos sintomas compressivos ou defeitos estéticos

Outro benefício da RF ao paciente com nódulos de tireoide é a possibilidade de reduzir efetivamente os sintomas associados à condição, como dificuldade na deglutição e sensação de aperto no pescoço, além da possibilidade de corrigir defeitos estéticos sem precisar se submeter a uma cirurgia.

Por fim, outros benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide incluem:

  • Ausência de cicatriz;
  • Anestesia local;
  • Redução de mais de 50% do tamanho após um ano;
  • Manutenção de níveis adequados dos hormônios tireoidianos;
  • Melhora dos sintomas locais.

Quando o procedimento é indicado?

Devido aos benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide, o procedimento é frequentemente indicado em diversos casos, tais como:

  • Nódulos benignos sintomáticos;
  • Nódulos benignos sólidos e mistos;
  • Paciente que não deseja cirurgia ou que tem alguma contraindicação clínica;
  • Nódulos hiperfuncionantes;
  • Nódulos recidivados;
  • Desejo de melhoria estética, devido ao crescimento nodular.

Qual profissional realiza o procedimento?

O sucesso da RF está diretamente ligado à experiência do profissional que a conduz, de tal forma que os benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide dependem da capacidade técnica, conhecimento e prática do cirurgião de cabeça e pescoço. Assim, o Dr. Pablo Quintana, especialista no tratamento de condições da tireoide é um profissional que oferece e entrega aos seus pacientes todos os benefícios dessa técnica.

Realize conosco a ablação por radiofrequência e tenha todos os benefícios do procedimento!

CONTATO

Entre em contato com o Dr. Pablo Quintana e agende já sua consulta.

Fonte:

Hospital Albert Einstein