Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Glândula submandibular: como evitar problemas?

Glândula submandibular: como evitar problemas?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
06/03/2024

Localizada abaixo da mandíbula, a glândula submandibular é a segunda glândula salivar mais acometida por tumores

 As glândulas salivares são um grupo de estruturas anatômicas presentes na boca, na face e no pescoço, e que têm a função de produzir e secretar saliva, uma substância cuja importância inclui a lubrificação da cavidade oral, a manutenção do pH e a liberação de enzimas que ajudam na digestão alimentar.

Quero saber mais sobre glândula submandibular!

Dentre essas estruturas, destaca-se a glândula submandibular, localizada abaixo da mandíbula e frequentemente acometida por infecções, inflamações, cálculos e até mesmo tumores.

Segundo o A.C. Camargo Cancer Center, o câncer de glândulas salivares afeta principalmente as parótidas e, em segundo lugar, as submandibulares, sendo que aproximadamente 50% dos tumores de glândula submandibular são malignos.

Função da glândula submandibular

A glândula submandibular é responsável por produzir saliva para ajudar principalmente na digestão química inicial dos alimentos. Por estar localizada na parte inferior da mandíbula — abaixo da língua — contribui também para a umidade da boca, a manutenção do pH oral e a lubrificação durante a mastigação, o que colabora para a formação do bolo alimentar.

Problemas que podem atingir a glândula submandibular

Diversos distúrbios podem acontecer, desde condições simples até quadros mais complexos como tumores. Além disso, como a glândula submandibular tem íntima relação com vasos que nutrem a cavidade oral e com nervos da região, os problemas que a atingem podem causar dor e uma série de sintomas bastante desconfortáveis para o paciente.

Sialodenite

A siadolenite consiste em uma inflamação da glândula submandibular, que pode ocorrer tanto pela obstrução do ducto — o que faz com que a saliva fique “presa” e as bactérias se multipliquem nesse meio — quanto pela má higiene bucal, que também colabora para a formação de um meio rico para a multiplicação de microrganismos diversos em toda a boca, incluindo nas glândulas salivares. Processos virais e bacterianos são causas muito frequentes de inflamação da glândula submandibular.

Sialolitíase

A sialolitíase é o quadro caracterizado pela formação de calcificações que obstruem a glândula submandibular ou seu ducto. Pode surgir após traumas localizados, lesões orais, má higiene ou infecções, ou seja, situações que levam a uma deposição de sais de cálcio ao redor de matérias orgânicas previamente acumuladas no ducto. A pouca hidratação e o consumo excessivo de alimentos ácidos e cítricos contribui para a formação de cálculos salivares.

Entre em contato com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço!

CONTATO

Câncer de glândula submandibular

Os tumores de glândulas submandibulares correspondem a cerca de 10 a 20% de todos os tumores de glândulas salivares — ficando atrás apenas das parótidas. Dentre os sintomas mais comuns em pacientes com câncer de glândula submandibular estão a paralisia facial na parte inferior da face e a presença de nódulos geralmente indolores.

Baixa produção de saliva

A xerostomia oral é o nome dado à “boca seca”, uma condição comumente causada por medicamentos que diminuem a produção da saliva, como alguns antidepressivos, medicamentos para doenças neurológicas e até mesmo analgésicos e anti-inflamatórios. Dessa forma, a xerostomia aumenta a probabilidade de formação de cálculos (sialolitíase) ou inflamações (sialodenite) na glândula submandibular.

Cuidados para evitar problemas na glândula submandibular

Para evitar problemas de qualquer tipo ou gravidade na glândula submandibular, é importante manter alguns cuidados orais, tais como:

  • Ter uma boa higiene bucal, incluindo a escovação regular e o uso de enxaguantes bucais;
  • Manter-se hidratado para estimular a produção de saliva;
  • Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em sódio, que podem contribuir para a formação de cálculos salivares;
  • Evitar o consumo excessivo de alimentos ácidos ou cítricos, como refrigerantes;
  • Manter um acompanhamento odontológico periódico para garantir uma boa saúde bucal;
  • Buscar atendimento médico especializado ao notar sintomas como dor, inchaço ou dificuldade na deglutição.

Qual profissional procurar caso ocorra algum problema?

Ao enfrentar problemas relacionados à glândula submandibular, é recomendável procurar a orientação de um médico especializado em doenças e condições que acometem essa região, como o cirurgião de cabeça e pescoço. Esse especialista é capacitado para diagnosticar e tratar distúrbios nas glândulas salivares e proporcionar o cuidado necessário para a recuperação.

Entre em contato com o Dr. Pablo Quintana.

 

Fontes:

Revista Odonto

A.C.Camargo