Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de nódulos na tireoide

Tipos de nódulos na tireoide
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
15/01/2024

Saiba quais são os mais comuns, que sintomas causam e como podem ser diagnosticados e tratados

A tireoide é uma glândula localizada na parte da frente do pescoço. Sua principal função é produzir hormônios que auxiliam no bom funcionamento do nosso organismo como um todo, incluindo o cérebro, o coração e os músculos.

Os nódulos na tireoide se formam quando há um crescimento excessivo do tecido tireoidiano normal, mas não está claro por que isso ocorre. Na maioria dos casos, normalmente não há sintomas e o nódulo é considerado benigno.

No texto a seguir, veja quais são os tipos de nódulos na tireoide, seus sintomas e como podem ser tratados.

Trate conosco os tipos de nódulos na tireoide.

CONTATO

Principais tipos de nódulos na tireoide

Os principais tipos de nódulos na tireoide incluem:

  • Nódulo coloide: trata-se de um tumor benigno formado por tecido idêntico ao da tireoide. Este tipo de nódulo na tireoide pode surgir como um único nódulo ou como múltiplos;
  • Adenoma folicular: esse tipo de nódulo na tireoide também é benigno e pode produzir hormônios tireoidianos de forma independente;
  • Cisto tireoidiano: cistos são formações semelhantes a pequenos sacos cheios de líquido que se formam na tireoide. Os cistos são geralmente benignos, mas ocasionalmente podem conter componentes sólidos cancerígenos;
  • Bócio multinodular: bócio é qualquer aumento da glândula tireoide que pode ser causado por deficiência de iodo ou por um distúrbio da tireoide. Um bócio multinodular contém, em seu interior, múltiplos nódulos distintos, mas sua causa ainda não é clara;
  • Câncer de tireoide: são raros os casos em que os nódulos podem se transformar em malignos. No entanto, um nódulo que é grande e duro ou causa dor ou desconforto é mais preocupante.

Sintomas dos nódulos na tireoide

Na maioria dos casos, independentemente do tipo de nódulo na tireoide, o paciente pode não apresentar sintomas. Porém, há situações em que podem surgir:

  • Inchaço no pescoço;
  • Dificuldade para engolir;
  • Sensação de caroço ou de aperto no pescoço;
  • Rouquidão;
  • Dor ou desconforto na região do nódulo;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Mudanças na voz;
  • Tosse persistente.

Há casos, dependendo do tipo de nódulo na tireoide — principalmente quando ele produz hormônios em excesso —, em que podem surgir sintomas como:

  • Aumento do apetite;
  • Nervosismo e agitação;
  • Pele úmida, vermelhidão e/ou ressecamento;
  • Inchaço do rosto;
  • Cansaço excessivo;
  • Queda do cabelo;
  • Alterações no batimento cardíaco.

Trate conosco os tipos de nódulos na tireoide.

CONTATO

Diagnóstico e tratamento do nódulo na tireoide

Os diferentes tipos de nódulos na tireoide podem ser diagnosticados por meio de exame físico, com palpação do pescoço. Além disso, o médico pode solicitar um exame de imagem, como o ultrassom da tireoide, para avaliar a aparência do nódulo, o que ajuda a determinar se ele é benigno ou maligno.

Outros exames de imagem que podem ser usados na investigação de um nódulo da tireoide são a tomografia computadorizada, a cintilografia da tireoide e a tomografia de pescoço. Há, ainda, exames laboratoriais para medir os níveis dos hormônios TSH, T3 e T4 para avaliar o funcionamento da tireoide.

Caso o médico suspeite do nódulo, um exame chamado “punção aspirativa por agulha fina” (PAAF) deverá ser realizado para determinar se ele é maligno e se deve ser retirado.

Ainda existem testes moleculares para melhorar a sensibilidade diagnóstica nos nódulos suspeitos de câncer de tireoide.

Em relação ao tratamento, este varia conforme o tipo de nódulo na tireoide e suas características. Alguns, se pequenos, benignos e assintomáticos, podem ser apenas acompanhados pelo médico.

Quando apresentam sintomas ou incomodam o paciente, podem ser realizados desde tratamentos por radiofrequências ou ablação de nódulo de tireoide até cirurgias parciais e/ou totais. No caso de nódulos malignos, estes sempre devem ser retirados.

Qual profissional procurar para o tratamento do nódulo na tireoide?

O profissional indicado para tratar os diferentes tipos de nódulos na tireoide é um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, pois ele está capacitado para diagnosticar e tratar os nódulos com total segurança e precisão.

O Dr. Pablo Quintana trata as doenças que afetam a tireoide, como os nódulos, avaliando-as por meio dos principais exames para assim definir o melhor tratamento.

Com consultório localizado na região da Vila Mariana, em São Paulo, o Dr. Pablo Quintana oferece atendimento completo e individualizado aos seus pacientes, que são sempre recebidos com humanização e acolhimento.

Trate conosco os tipos de nódulos na tireoide.

CONTATO

Entre em contato com o Dr. Pablo Quintana e agende já sua consulta.

Fontes:

Mayo Clinic

Cleveland Clinic

American Thyroid Association

MD.Saúde

Dr. Pablo Quintana