Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como é feita a cirurgia de câncer na boca?

Como é feita a cirurgia de câncer na boca?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
13/03/2024

Com diversas técnicas e abordagens disponíveis, a cirurgia é uma medida terapêutica de grande sucesso para o tratamento de tumores da boca

 O câncer de boca é uma condição médica desafiadora e que afeta mais de três pessoas a cada 100 mil habitantes no Brasil, levando cerca de 40% desses pacientes a óbito. Portanto, buscar atendimento médico para obter um diagnóstico precoce e saber como é feita a cirurgia de câncer na boca são medidas essenciais para aumentar as chances de sucesso terapêutico, principalmente nos indivíduos com maior chance de desenvolver a doença, tais como:

  • Tabagistas;
  • Etilistas;
  • História familiar de câncer;
  • Má higiene oral;
  • Infecções orais recorrentes.

Quero saber mais sobre essa cirurgia!

Como é feita a cirurgia de câncer na boca?

Os pacientes diagnosticados com neoplasias na boca — que podem ser na língua, lábios, gengiva, céu da boca e outras áreas — podem ser tratados com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia a depender do estágio da doença e das condições clínicas individuais.

Porém, de forma geral, a abordagem cirúrgica costuma ser a primeira opção para o tratamento dessa doença. Assim, saber como é feita a cirurgia de câncer de boca é fundamental para os pacientes que serão submetidos ao procedimento, que é dividido em etapas conforme será visto a seguir.

Remoção do tumor

O objetivo maior dessa cirurgia é remover todo o tumor visível com margens de segurança, ou seja, sem deixar células cancerígenas remanescentes no local. Para isso, é necessário acessar a cavidade oral e chegar ao tumor, tomando bastante cuidado com os vasos e nervos que passam nesta região.

Assim, a depender do local, do tamanho e do grau de invasão da massa, a cirurgia pode necessitar de abordagens da língua e da mandíbula para a remoção do tumor, podendo aumentar a complexidade, dependendo da área tumoral a ser ressecada e, principalmente, do tamanho do tumor a ser operado.

Esvaziamento cervical

Para ter uma boa compreensão sobre como é feita a cirurgia de câncer na boca, é importante saber que, na maioria das vezes, é preciso fazer um esvaziamento cervical, ou seja, uma remoção dos linfonodos que drenam a região da boca e da língua, devido à possibilidade de conterem células cancerígenas.

Porém, essa etapa também depende da extensão e estágio da doença, sendo que alguns pacientes têm indicação de remover todas as cadeias cervicais, enquanto em outros casos apenas algumas podem ser retiradas.

Reconstrução cirúrgica

Após a remoção do tumor, a reconstrução cirúrgica é frequentemente realizada para restaurar a função e a estética da região afetada, principalmente em casos de câncer mais invasivo com comprometimento ósseo e de estruturas mais profundas.

Para isso, há diversas técnicas disponíveis, como a utilização de enxertos de pele, músculo ou osso de outras partes do corpo, ou mesmo, em alguns casos, a aplicação de técnicas mais avançadas, como a microcirurgia reconstrutiva. Portanto, escolher um cirurgião de cabeça e pescoço e uma equipe de cirurgia reconstrutiva é fundamental para um bom resultado estético.

Via de alimentação

Proporcionar ao paciente uma recuperação nutricional é muito importante; por isso, em procedimentos menos invasivos, podemos indicar uma alimentação líquida ou pastosa até a área operada se recuperar totalmente, voltando, então, à alimentação normal.

Em casos mais avançados, recorremos à alimentação por meio de sondas, como a nasoenteral ou as gastrostomias, que são vias alternativas de passagem do alimento até o estômago, sem a necessidade de passar pela área operada.

São realizadas terapias de recuperação da deglutição com fonoaudiólogos para trazermos uma recuperação mais próxima do normal possível.

Traqueostomia

O uso de traqueostomias pode ser indicado em cirurgias de tumores avançados de boca, sendo o objetivo manter uma via alternativa de respiração. Em casos menos avançados ou cirurgias anteriores em que a manipulação de língua ou cavidade oral é menor, a traqueostomia não é realizada, evitando o aumento da morbidade do procedimento oncológico. Cabe à equipe avaliar cada paciente, e juntamente com a equipe de anestesia, decidir a melhor conduta em cada caso.

Realize essa cirurgia com um especialista: Dr. Pablo Quintana!

CONTATO

Técnicas cirúrgicas para tratamento do câncer de boca

Além de conhecer as etapas mencionadas acima, para compreender melhor como é feita a cirurgia de câncer de boca, é válido saber quais são as principais técnicas cirúrgicas utilizadas. De forma geral, essas técnicas dependem principalmente da localização do tumor e do grau de invasão e de acometimento das estruturas adjacentes.

Dentre elas, tem-se a glossectomia (remoção parcial ou total da língua), a pelvectomia (remoção óssea do céu ou assoalho da boca) e a mandibulectomia, que será detalhada a seguir.

Mandibulectomia

A mandibulectomia é uma técnica cirúrgica que envolve a remoção parcial ou total da mandíbula, abordagem frequentemente necessária quando o câncer se desenvolve na região da boca ou da língua, com comprometimento da mandíbula. Muitas vezes, a ressecção da mandíbula pode ser realizada como margem de segurança do procedimento oncológico.

Essa técnica cirúrgica costuma assustar aqueles que buscam saber como é feita a cirurgia de câncer na boca, mas uma reconstrução subsequente pode ser realizada para restaurar a função mastigatória e a estética facial.

Qual profissional realiza a cirurgia de câncer na boca?

Escolher um profissional capacitado e experiente para esse tratamento é tão importante quanto saber como é feita a cirurgia de câncer na boca. Por isso, pacientes com fatores de risco e sintomas que falem a favor desse diagnóstico, bem como aqueles que já têm essa confirmação, devem procurar um cirurgião de cabeça e pescoço para programar a abordagem cirúrgica.

Esses profissionais possuem treinamento especializado na abordagem de condições complexas que afetam a região da cabeça e pescoço, incluindo tumores malignos que exijam procedimentos delicados de ressecção tumoral e linfonodal, bem como a reconstrução da estrutura afetada pelo tumor. Portanto, dado que o atraso no diagnóstico e no início do tratamento colaboram muito para um desfecho desfavorável, é fundamental buscar um cirurgião de cabeça e pescoço para entender corretamente como é feita a cirurgia de câncer na boca e agendar o procedimento.

Entre em contato com o Dr. Pablo Quintana.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica

Inca

AMB