Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Nódulo cervical

Nódulo cervical
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Formações nodulares na região do pescoço podem ter diversas causas, sendo a maioria delas benigna, mas demandam avaliação especializada

A identificação de nódulos cervicais pode causar muita preocupação, pois a maioria das pessoas já associa este tipo de alteração a uma doença mais grave (como um tumor maligno, por exemplo). Na maioria dos casos, porém, não há motivo para alarme: este tipo de sinal é bastante comum e pode ser ocasionado por diversos fatores, sendo que muitos deles são passageiros e autolimitados.

O organismo humano possui diversos mecanismos que ajudam a apontar quando o seu funcionamento está sendo afetado por algum agente agressor ou alteração estrutural. Os nódulos cervicais destacam-se como uma dessas ferramentas que sinalizam um problema de saúde, geralmente se manifestando quando há uma infecção ou inflamação em curso na região do pescoço ou em qualquer outra parte do corpo.

agende sua consulta com um cirurgião de cabeça e pescoço!

O que são nódulos cervicais?

Muito comuns em pessoas de todas as idades, os nódulos cervicais são formações sólidas resultantes do crescimento anormal de células da região do pescoço. Eles podem ser únicos ou múltiplos e sua origem pode estar associada a diferentes tipos de problemas e alterações no organismo, como doenças congênitas, inflamatórias e infecciosas, mas também podem ser o primeiro sinal de um tumor maligno, comumente chamado de câncer.

Popularmente chamados de “ínguas”, o aparecimento de nódulos cervicais é um sinal claro de que há alguma alteração no organismo. Por mais que muitas dessas manifestações não representem grave perigo à saúde do paciente, é necessário acompanhar os sinais e iniciar uma investigação caso eles sejam persistentes ou estejam associados a sintomas como dor, vermelhidão, febre, perda de apetite e/ou emagrecimento súbito.

Quais são as causas dos nódulos cervicais?

Os nódulos cervicais têm diversas origens, sendo que a mais comum delas é o aumento dos linfonodos devido a alguma infecção ou inflamação na região da cabeça ou pescoço — tais como amigdalite, infecções de pele ou problemas dentários. Isso acontece porque os linfonodos são estruturas que se responsabilizam por produzir e armazenar glóbulos brancos, células de defesa que são responsáveis pela nossa imunidade e têm a função de combater doenças e infecções.

Quando existe a necessidade de aumentar a produção dessas células de defesa do organismo, é considerado natural que os linfonodos cresçam e sejam perceptíveis ao toque na região cervical.

Outras causas comuns que podem levar ao aparecimento de nódulos cervicais incluem:

Infecções virais

Doenças infeciosas virais, como o vírus da gripe (influenza), o vírus do COVID-19, citomegalovírus, herpes vírus, mononucleose, hepatites, HIV, entre outros, são capazes de estimular a resposta imunológica dos linfonodos cervicais, levando ao aparecimento de nódulos cervicais.

Infecções bacterianas

Doenças bacterianas por contaminação linfática podem levar ao crescimento de nódulos cervicais, que carregam bactérias de focos infecciosos dentários, bucais, faríngeos ou nasais. Também podem surgir nódulos cervicais à distância, como é o caso da tuberculose ganglionar.

Entre em contato com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço!

CONTATO

Doenças inflamatórias

Lesões musculares, cutâneas ou traumas na região cervical podem levar ao aparecimento de nódulos cervicais. Inclusive os processos alérgicos devem ser considerados no aparecimento destes sinais na região da cabeça e pescoço.

Doenças congênitas ou cistos

Podem ser definidos como “bolsas” revestidas por uma membrana, com líquido em seu interior. Apresentam baixíssima taxa de malignidade e necessitam de um diagnóstico preciso, já que a maior parte delas demanda um tratamento cirúrgico, como é o caso dos cistos branquiais e cistos tireoglossos.

As lesões císticas são um sinal muito importante na fisiopatologia dos tumores malignos de orofaringe e de tireoide, já que podem representar o primeiro sinal de metástase linfonodal.

Metástase do câncer de cabeça e pescoço

Os tumores malignos que acometem esta região geralmente terão uma disseminação pelos vasos linfáticos e podem estar associados ao aumento de volume dos linfonodos.

Esta alteração cervical deve ser investigada com muito detalhe e precisão, já que toda vez que nos deparamos com um nódulo cervical, podemos estar na presença de um tumor de origem linfonodal (como é o caso do linfoma) ou, ainda, ele pode representar a própria metástase de um tumor de boca, orofaringe, faringe e laringe.

Nódulos cervicais: quais são os principais sintomas?

Os sintomas associados aos nódulos cervicais podem variar de acordo com o local em que esta massa se iniciou, bem como o seu volume e tipo de alteração que está desencadeando a doença. Em geral, é possível que a formação no pescoço seja acompanhada de sintomas como:

  • Dificuldade para respirar e/ou engolir;
  • Tosse;
  • Irritação na garganta;
  • Sensação de estar com alguma coisa presa na garganta;
  • Pigarro;
  • Alterações na voz;
  • Perda de peso sem explicação.
  • Dor local e saída de secreção;
  • Vermelhidão e amolecimento do nódulo.

Nódulos na região anterior do pescoço

Os nódulos cervicais localizados na região da frente do pescoço podem ter diferentes origens, desde doenças congênitas (cisto tireoglosso) até enfermidades benignas (como cistos de pele, cistos sebáceos e cistos dérmicos). O principal causador desta alteração, entretanto, é o aumento dos linfonodos como resposta a infecções que acometem a região da cabeça ou pescoço.

Nódulos cervicais na região posterior do pescoço

Assim como acontece com os nódulos cervicais localizados na porção anterior do pescoço, as formações encontradas na parte de trás podem estar relacionadas a diferentes problemas e alterações, como, por exemplo, nódulos de gordura (lipomas). Em ambos os casos, é necessário ficar especialmente atento para a possibilidade de que este sinal esteja associado a tumores malignos.

Múltiplos nódulos cervicais

Conforme foi explicado, os nódulos cervicais podem ser únicos ou múltiplos. No caso da formação de vários nódulos ao mesmo tempo, é necessário atenção especial, pois pode ser um sinal de linfoma ou metástases de tumores de cabeça e pescoço. O ideal é que o paciente seja avaliado por um cirurgião de cabeça e pescoço para seguir com a investigação adequada.

Diagnosticando nódulos cervicais

Uma vez que os nódulos cervicais estão associados a diversas causas, sendo algumas delas malignas e potencialmente graves, é muito importante procurar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço sempre que uma alteração na região for identificada.

Este profissional se responsabilizará por fazer uma investigação completa do quadro clínico apresentado pelo paciente, avaliando características como:

  • Localização da massa cervical;
  • Quantidade de nódulos cervicais apresentados;
  • Sintomas associados;
  • Histórico médico do paciente;
  • Hábitos do indivíduo;
  • Características gerais da massa cervical (se é pulsátil, qual a velocidade de crescimento, se é dolorosa, entre outros aspectos).

Para a confirmação do diagnóstico, o especialista poderá solicitar uma biópsia do nódulo, bem como outros exames laboratoriais e de imagem para complementar a análise.

Tratamento dos nódulos cervicais

O tratamento mais adequado para os nódulos cervicais depende diretamente das causas desta alteração, devendo ser sempre individualizado às necessidades do paciente e particularidades do caso.

Dr. Pablo Quintana: Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Para diagnosticar e tratar adequadamente um nódulo cervical, é recomendado procurar um médico especializado em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. O Dr. Pablo Quintana é um profissional que acumula conhecimento nesta área da Medicina, responsabilizando-se justamente por identificar e apontar o tratamento mais adequado para tumores e formações nodulares que acometem a região cervicofacial.

Com consultório localizado na região da Vila Mariana, em São Paulo, o Dr. Pablo Quintana oferece atendimento completo e personalizado a seus pacientes, que são sempre recebidos com humanização e acolhimento.

Entre em contato e agende uma consulta para saber mais sobre nódulos cervicais e seus tratamentos.

Fontes:

Manual MSD;

Dr. Pablo Quintana;

Sanar Med.